Banner

Translate

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Tapering

Economia dos Estados Unidos
exibe vigor
Nesses últimos dias a economia norte-americana apresentou  resultados animadores. Em novembro, foram 203 mil empregos novos criados, enquanto o desemprego recuou mais uma vez, vindo dos 7,3% para 7,0%.
Os pedidos de hipotecas subiram 1,0% na semana que se encerrou no dia 6 de dezembro. Finalmente, o déficit orçamentário do ano fiscal, começado em outubro e acumulado até novembro, é de US$ 226,8 bilhões, 22% inferior ao do mesmo período do ano anterior. Nesse sentido, a maior eficiência do Tesouro na gestão dos recursos tem sido interpretada como decorrente do impasse com o Senado na aprovação provisória do orçamento do país.
Todos esses resultados aumentaram no Brasil as expectativas sobre eventual redução dos estímulos concedidos à economia norte-americana, o tapering. Mas os economistas divergem sobre os efeitos que isso teria sobre nossa economia. Uns insistem na elevação do preço do dólar, como consequente do processo de evasão de divisas à busca de remunerações mais altas, decorrentes das taxas de juros dos Estados Unidos que estariam em ascensão. Outros admitem que, pelo menos em parte, isso já se encontra precificado pelos mercados, nos principais ativos negociados.
A conferir, naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário