Banner

Translate

sábado, 7 de dezembro de 2013

Se macumba adiantasse...

Torcendo para dar certo.
O IBGE divulgou ontem o resultado do IPCA do mês de novembro. A alta foi menor do que o mercado esperava e mostra uma desaceleração razoável do índice mensal: 0,54%. Não há brasileiro que torça contra esse resultado. Todos desejam uma baixa inflação e um crescimento, no mínimo, moderado.
A análise mais serena mostra, entretanto, que não existem motivos para comemorações mais fortes. Afinal, a redução do IPCA veio da menor alta nos preços de bens duráveis, com ênfase em automóveis novos, e de altas mais discretas em alimentação e bebidas. Tudo em sintonia com a análise feita na postagem de ontem, nesse blog.
Para dezembro sugiro cautela. Os combustíveis ficaram mais caros, todos os itens associados ao turismo interno devem sofrer novas pressões nesse final de ano, a primeira parcela do 13º já chegou na economia e a segunda vai entrar nos próximos dias. Dezembro é, naturalmente, um mês onde o consumo aumenta e os preços também. O Natal e o Ano Novo são tradicionalmente bons amigos da inflação.
O momento é inoportuno para discussões sobre o abandono definitivo do tripé econômico. Essas discussões só alimentam expectativas altistas e afastam investidores externos.
De tudo que se disse esse ano, lembro que o governo afirmava dispor de um gigantesco arsenal para dar combate à inflação e para aumentar o crescimento econômico. Sempre me pergunto; que é dele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário