Banner

Translate

sábado, 8 de junho de 2013

Balanço geral 1

Fatos que marcaram a semana
Na Zona do Euro, o discurso de Draghi, ignorando novos incentivos, não agradou investidores. Também falou sobre um melhor desempenho da economia da região. Desempenho que os fatos e os números não confirmaram. Com isso a taxa de juros foi mantida pelo BCE em 0,50% ao ano.
O PIB do primeiro trimestre da Zona do Euro foi revisto. Fala-se agora em -0,2% para o primeiro trimestre desse ano em relação ao último trimestre de 2012. Isso corresponde a -1,1 nos últimos 12 meses. É um resultado ruim, sem dúvida. Mas, para consolo da região, não é tão ruim como muitos esperavam.
Também se anunciou o PMI de maio em 48 pontos. Abaixo dos 50 pontos, o PMI aponta para contração na economia. As vendas de varejo foram na mesma direção. Em abril, elas recuaram -0,5%.
A Zona do Euro ainda não encontrou o caminho da recuperação. Juros baixos parecem não ser suficientes para impulsionar as economias do bloco. Melhor seria uma proposta de coordenação das políticas econômicas nacionais à busca de novos mercados em regiões com maior dinamismo econômico. O acordo com os Estados Unidos pode ser uma oportunidade impar nesse instante para a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário