Banner

Translate

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Trip Notes: Sentimento dos Investidores

Leitura de Road show nos Estados
Unidos e encontro anual do FMI
indicam que liquidez e crescimento
global criam oportunidade para o Brasil
Contribuição de Roberto Padovani
economista chefe da Votorantim Corretora
Tema central continua sendo política monetária nos Estados Unidos. O início da retirada de estímulos foi postergado em função do impasse fiscal, que reflete um debate mais amplo sobre o papel do Estado na economia. O ajuste fiscal em curso desde 2011 deve ser mantido. Da mesma forma, mesmo que a manutenção dos estímulos monetários tenha eficácia decrescente, os benefícios ainda superariam os custos: com riscos financeiros controlados no curto prazo, os estímulos reanimaram os mercados de imóveis e veículos, com impactos favoráveis sobre investimentos.
Retirada de estímulos elevam riscos. Como a atuação dos bancos centrais tem sido responsável por uma contínua valorização de ativos, os sinais de política importam e são fonte de elevada volatilidade. Este cenário deve se manter, dadas as incertezas em relação às estimativas econômicas e a eventuais ruídos de comunicação, que podem se elevar nos Estados Unidos com a troca de comando na instituição.
Cenário global permanece favorável. O humor com relação à Europa continua positivo: a credibilidade da moeda reflete a leitura que o apoio ao projeto político da zona do Euro evita rupturas institucionais e econômicas. Na Ásia, prevalece a leitura de que a China possa ser pouco afetada pela política monetária nos Estados Unidos, enquanto no Japão há confiança de que os estímulos monetários e reformas encerrem com 15 anos de deflação, estimulando mercados financeiros e crescimento.
Emergentes enfrentam novos desafios. Os eventuais impactos das mudanças nas condições financeiras globais sobre o crescimento e o financiamento externo das economias emergentes representam incentivos para ações que reduzam incertezas locais. A condução de políticas baseadas em maior disciplina econômica, regras claras e melhor comunicação é um exemplo. Este movimento tem sido reforçado pelo fim de um ciclo político: como a oferta de infraestrutura não acompanhou o ritmo de crescimento das economias e das classes médias, a demanda por mais serviços públicos de melhor qualidade passou a representar nova fonte de pressão política.
Cenário favorece Brasil. Apesar da maior disputa por capitais no mundo e das incertezas persistentes em relação à economia brasileira, principalmente na área fiscal, alguns fatores favorecem o Brasil. Dentre eles, o reconhecimento da reorientação da política econômica, o diferencial de juros, fundamentos relativamente melhores e boas condições técnicas de mercado. Este cenário tem conduzido a uma realocação de recursos em ativos brasileiros, favorecendo fluxos e câmbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário