Banner

Translate

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Crédito vai bem, mas devagar

O ânimo dos empresários é pequeno
Na Sondagem da Indústria da FGV de outubro, o índice de confiança da Indústria recuou dos 98 pontos de setembro para 97,8 pontos em outubro. O resultado é o pior dos últimos 50 meses.
Fica difícil avaliar esse mau desempenho frente a tantas movimentações de ruas e atos de vandalismo. No ar paira um sentimento de ingovernabilidade e de resignação com as questões da violência. Portanto, números como esses, devem ser vistos com restrições.
A pesquisa ainda aponta a queda na intenção de investimentos entre os empresários nacionais.
Em linha com esses dados, o estoque de crédito no Brasil subiu mais lentamente entre agosto e setembro: 0,8%, alcançando agora o total de 2,597 trilhões de reais. É bem verdade que os bancos tornaram-se mais seletivos e os balanços trimestrais tem evidenciado a redução da inadimplência, enquanto o Banco Central registra um recuo no comprometimento da renda das famílias com pagamentos de créditos contraídos. Por outro lado, a demanda por crédito, sobretudo entre pessoas jurídicas, também caiu como decorrência do baixo nível da atividade econômica.
A previsão para o comércio nesse final de ano é pouco animadora. Espera-se por um Natal mais fraco que o do ano anterior. Até setembro, a o estoque de crédito cresceu apenas 9,7%. Tudo a conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário