Banner

Translate

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Para o Brasil, 2013 é um ano de triste fim

A infinita capacidade do
governo em decepcionar
Apesar dos dias dos pais, as vendas no varejo de agosto revelarão queda, em relação ao mês anterior. A razão, em grande medida, está associada à greve dos bancários que sempre prejudica o processo de concessão de crédito ao consumidor e compromete a estruturação de operações financeiras para o comércio e para os serviços.
O comprometimento ainda é maior quando as operações de capital de giro ficam suspensas. A falta de financiamentos à estocagem e às vendas derruba o nível de atividade desse dois setores.
Podemos, portanto, esperar por um quadro agravado das vendas no varejo, tanto para agosto, quanto para setembro. Para piorar, o IBC-BR do Banco Central (indicador antecedente mensal do PIB) referente ao mesmo mês de agosto, será medíocre. Privatizações fracassadas, instabilidades internacionais, baixo nível de investimentos são as causas do baixo crescimento nacional.

Tudo isso sinalizando uma desaceleração do PIB no 3º trimestre, face ao resultado do segundo, que, por si só, já havia sido sofrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário