Banner

Translate

quarta-feira, 19 de março de 2014

Ansiedade inútil

As expectativas giram em torno do Fed
Os mercados mundiais têm reagido nas últimas semanas às notícias que chegam da Ucrânia e àquelas referentes à desaceleração do crescimento na China.
Hoje a preocupação central voltou-se para o Fed, o Banco Central norte-americano, e suas decisões sobre o ritmo da redução dos estímulos monetários e sobre eventuais alterações nas taxas de juros dos Estados Unidos.
O cenário econômico apresenta comportamentos díspares. As últimas notícias sobre o desempenho da atividade econômica americana não são boas e, por isso, foram renovadas especulações sobre uma eventual redução no ritmo de cortes dos estímulos concedidos pelo Fed. É convicção generalizada que a taxas de juros serão mantidas nos níveis atuais. A ansiedade decorre das afirmações anteriores de que o Fed continuará a reduzir o tamanho de seu programa mensal de compra de títulos em 10 bilhões de dólares a cada reunião. Entretanto, o arrefecimento da economia nos últimos dias suscitou opiniões sobre a redução mais lentas nesse programa de cortes. Isso, por si só, já é motivo para aumentar as tensões dos mercados mundiais, mas que agravaram-se e tornaram-se maiores porque qualquer revisão da política atual será decidida em reunião a ser presidida por Janet Yellen, a nova chairperson do Fed. Menores cortes estimulariam os mercados financeiros e, para isso, torcem os investidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário