Banner

Translate

sexta-feira, 10 de março de 2017

Cautela e canja de galinha

Ainda há problemas nas economias do mundo
Os receios quanto aos impactos da saída do Reino Unido da União Europeia, bem como as políticas protecionistas do presidente Trump sobre o crescimento não podem ser deixadas à margem das análises do futuro da economia mundial. As previsões de crescimento deverão ser revistas a cada trimestre. O momento sugere cautela, embora muitos analistas já deem como certa a retomada do crescimento mundial e sua sustentabilidade.
A Europa convive com problemas fiscais em muitas de suas economias. As correções dos déficits são, por natureza, recessivas. Por essa razão, a política monetária da região deverá manter- se pouco restritiva, estimulando o crescimento e a redução do desemprego, em 2017. Os indicadores cíclicos dão guarida às intenções de crescimento, amparados na melhoria dos fundamentos econômicos. A política orçamentária, embora mantenha-se apertada, terá nesse ano um espaço maior para ampliar moderadamente os investimentos públicos.
 O crescimento chinês, embora estável, dependerá de estímulos monetários, do reequilíbrio das contas públicas de municípios e província, do controle da bolha do sistema financeiro paralelo e da recuperação gradual do sistema financeiro oficial. À medida que a conjuntura global aumente sua volatilidade, mais difícil será administrar esse conjunto de variáveis e de garantir crescimento ao país. A nova política protecionista dos EUA tem como alvo a China e, nesse sentido, as tensões comerciais podem se agravar entre os dois países.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário