Banner

Translate

quarta-feira, 8 de março de 2017

É como se nenhum país fosse retalhar

E onde isso tudo pode acabar?
O projeto Trump deve inicialmente produzir uma desorganização completa das cadeias globais de valor. Afetam os custos dos suprimentos, impactam as vantagens competitivas e comparativas dos países. Mas, tudo isso é administrável no prazo mais longo. Afinal, gestores existem para isso mesmo.
Sem considerações de outra natureza, é de se esperar que, no plano econômico, no curto prazo, o protecionismo possa trazer realmente uma expansão da oferta de novos postos de trabalho, com uma dinamicidade maior da economia.
No longo prazo, entretanto, as experiências protecionistas sugerem que essa doutrina possa conduzir o país a um isolacionismo crescente com perdas sucessivas de sua competitividade e com a consequente redução de seu crescimento. Sem concorrência internacional, o protecionismo não estimula os esforços de inovação, pressiona os preços internos, amplia o desemprego, reduz o salário real. A formação de cartéis, o aumento do abuso econômico e das práticas desleais de comércio tendem a se multiplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário