Banner

Translate

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Petróleo: estoque baixo pressiona preços

Petróleo, outra vez

Petróleo em alta nessa quarta-feira no mercado internacional. Inverno chegando e economia mundial em recuperação provocam a queda dos estoques da commodity e de gasolina nos Estados Unidos. O preço do barril de petróleo do tipo WTI, com vencimento em dezembro, subiu 0,5%, cotado a US$ 79,57 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (NYMEX). Já o barril do tipo Brent, com vencimento em janeiro, avançou 0,6%, negociado a US$ 79,43 no ICE Exchange de Londres.
Volto a repetir que o Departamento de Energia dos EUA identificou queda nos estoques de petróleo de 900 mil barris na semana de 7 a 13 de novembro, em relação à semana anterior, para 336,8 milhões de barris. Os estoques de gasolina apresentaram retração de 1,7 milhão de barris em relação a semana anterior, para 209,1 milhões. As refinarias norte-americanas operaram com 79,4% da capacidade.
Vou insistir: petróleo em alta enxuga a liquidez do dólar no mercado internacional. Isso pressiona as cotações da moeda americana. Dólar valorizado favorece as exportações brasileiras, mas importa inflação. Nada que não possa ser administrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário