Banner

Translate

quarta-feira, 5 de abril de 2017

O trabalho na berlinda

Qual será então o papel da escola?
É inegável o impacto das tecnologias sobre o nível do emprego de todo mundo. Também não está distante o momento em que a inteligência artificial começará a substituir, com maior velocidade, os empregos gerenciais no nível médio das organizações.
Abre-se aqui uma polêmica inútil e contraditória, tendo de um lado, a preocupação com a manutenção das vagas de trabalho, sobretudo com vistas à sobrevivência do amplo conjunto de pessoas com baixo nível de qualificação e que ganham salários baixos.
Por outro lado, a sociedade exibe um claro desejo promover novos avanços da tecnologia que intensificarão a adoção dos robôs e da inteligência artificial. Os trabalhos remanescentes supõem alta qualificação dos trabalhadores. Com salários e produtividades muito elevados.
Como decorrência, o futuro reserva uma circunstância social de baixo emprego e crescente desigualdade social. Os governos serão chamados a intervir, com vistas a distribuir da renda e a riqueza, bem como a produzir políticas macroeconômicas que possam garantir baixos níveis de desemprego. Finalmente, entre os que pretendem trabalhar, é bom saber que o segredo estará na reciclagem da mão de obra, fornecendo-lhe instrução e treinamento para lidar com ferramentas de alta qualidade, cada vez mais frequentes em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário