Banner

Translate

terça-feira, 2 de maio de 2017

Negociadores estabanados

O insucesso de uma negociação
Como tudo evoluiu de maneira a provocar o rompimento do Reino Unido com a Europa? Que caminhos foram percorridos sem que nenhuma das partes se mobilizasse para encontrar uma solução sensata para esse dilema? Por que os ânimos se exacerbaram tanto, até chegar nesse desfecho?
A decisão deixar a União Europeia deixará graves consequências para o Reino Unido. Do ponto de vista econômico, a perda de acesso privilegiado ao seu maior mercado anuncia uma apreciável redução do nível de atividade, produzindo um agravamento das tensões internas com a Escócia e a Irlanda. Do ponto de vista internacional, o Reino Unido perde importância pelo isolamento político. Daqui para frente se apresentará ao mundo como um player menos poderoso, mais pobre e, pior, dividido. Estará mais fraco e mais isolado no momento em que o mundo se polariza diante das ameaças russas e norte coreanas, padecendo com o descaso norte-americano por suas questões e, por outras, multilaterais. A China politicamente estará em ascensão como um provável árbitro no conflito com a Coreia do Norte, enquanto o Oriente Médio mergulha num caos, sem solução no curto prazo. A ideia dos Brexiters não foi nada brilhante.
A UE também não ganha nada com a saída do Reino Unido. Aliás perde e muito, sobretudo do ponto de vista simbólico, onde sua área de comércio mostrava-se coesa e dava sinais mais sólidos de recuperação. Péssima hora. O poderio militar do Reino Unido também não pode ser desprezado, nem sua economia liberal que já se constituiu em exemplo para o mundo e, em particular para a Europa.
Grandes colonizadores e grandes negociadores, os europeus não acharam solução para esse conflito. O Brexit transformou-se em um dos maiores fracassos de negociação em terras europeias. Demonstrou a completa falta de percepção para os problemas de cada parte, para suas razões. Elas não se sentiram ouvidas. A prepotência isolacionista de um lado e, de outro, a soberba de quem ignora os reais impactos de uma exclusão indesejada. Esse ânimo punitivo deve crescer ainda mais, levando ao um final desastroso para todos e, agora, transformado-se em fato de difícil reversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário