Banner

Translate

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Cadeias de valor se beneficiam com os avanços tecnológicos

Custos de transações em queda
A evolução mais recente nas tecnologias desenvolvidas para amparar as cadeias de suprimentos deu novo impulso na eficiência das operações e, adicionalmente provocou um a redução expressiva dos custos de transações incidentes sobre os movimentos de materiais e de outros elementos, tais como produtos acabados, capital e outros ativos. Já é sabido que muitos desses “passeios” com produtos e matéria prima, bem como sua “hospedagem” em armazéns são estimulados pelas cargas tributárias nacionais diversas entre os países e pelas vantagens comparativas e competitivas distribuídas desigualmente por todo mundo.
Sem questionar outras causas, já se tem como certo que as operações custam cada vez menos e demandam menor tempo para sua realização, graças aos avanços da tecnologia de informações. É possível comandar e controlar, de forma minuciosa, cada passo dessas operações, e ainda entender profundamente os padrões de demanda de clientes ou fornecedores.
O influxo de informações de baixo custo, facilmente manipulado, passou a incorporar a inteligência artificial e a utilizá-la para o processo de decisão logístico. Enquanto o fluxo linear para projetar, criar e mover bens físicos permanece inalterado, os dados subjacentes agora fluem através e ao redor da cadeia de suprimentos, dinamicamente, e em tempo real (ou a qualquer outro ritmo tido como necessário pelos players). As novas interconexões entre processos e sub-processos transformaram as cadeias de fornecimento em redes eficientes e preditivas. Quando o custo das transações cai, a capacidade de transacionar com mais parceiros aumenta. Isso cria uma oportunidade de mudar para um mundo de cadeias de fornecimento interligadas, já que as empresas podem simplesmente se conectar com os mais diferentes parceiros, quando e onde for preciso, para fornecer um valor substancialmente maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário