Banner

Translate

sábado, 24 de novembro de 2012

Brasil, terra em transe

Ainda inconsistente, mas a caminho
 da recuperação
A Pesquisa Mensal de Emprego do mês de outubro mostra que a taxa de desemprego continua muito  baixa, enquanto a  renda mantem-se em crescimento forte. Em outras palavras, a situação é muito boa.
Entretanto, há que se considerar os dados do Caged, que registraram redução expressiva do saldo líquido de empregos formais criados, em outubro. Foram apenas 66,9 mil novas vagas.
O IPCA-15 do mês de novembro foi de 0,54%.  O preços desacelerraram em relação aos 0,59% do IPCA de outubro. A queda foi atribuída ao grupo de alimentos, cujos preços internacionais, dessa vez, jogaram a favor da estabilidade.
Enquanto isso, o IPC-S da terceira quadrissemana, apurado pela FGV, cresceu dos 0,35% da leitura anterior, para 0,38% da leitura atual. Levaram a culpa por isso as despesas com eletricidade e os condomínios residenciais.
Empolgante mesmo foi a notícia do CNI sobre sua sondagem industrial. A Confederação Nacional da Indústria mostra que seu indicador de atividade industrial evoluiu dos 47,1 pontos em setembro, para 54,9 pontos em outubro. Remanesce ainda a explicar o fato de a utilização da capacidade instalada não ter apresentado ganho algum. Manteve-se, ao contrário, estável em 74% nesse mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário