Banner

Translate

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A OMC volta a ganhar expressão

Comércio internacional pode dinamizar
as economias ocidentais
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE – divulgou sua previsão sobre o crescimento chinês para os próximos cinco anos: 8% ao ano. É bom ir se acostumando a esses novos números chineses e entender que crescimento de dois dígitos é coisa inimaginável no curto e médio prazo.
Confirmando essa previsão, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Conselho de Estado chinês prevê que a desaceleração é uma tendência clara e dificilmente reversível, uma vez que reformas estruturais para favorecer o aumento da renda familiar não parecem possíveis no curto prazo.
Em um mundo tão estagnado, o comércio exterior também não se constitui em alternativa animadora para novas expansões. Ao contrário, o modelo de preços baixos adotado pelo país implica baixos salários e sacrifica o crescimento da renda.
O 13º Plano Quinquenal – 2016 a 2020 – prevê uma taxa média de crescimento de 7% ao ano para o país.
Portanto, melhor será voltar nossos olhos para a OMC e entender que um comércio mais livre, com barreiras abertas, e racionalizado pelas leis econômicas que presidem as trocas internacionais, pode ser a melhor saída para o mundo ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário