Banner

Translate

sábado, 24 de novembro de 2012

Nos Estados Unidos...

A vaca precisa ser laçada
antes de alcançar o brejo
Embora as crescentes preocupações com o “abismo fiscal” norte-americano, a economia ficou marcada essa semana pelo bom desempenho do mercado imobiliário, outra vez.
Entretanto, espera-se que o índice da Universidade de Michigan, que apura a confiança, venha a sofrer alguma redução, em novembro.
O novo enrosco tem natureza legal e foi criado pelo fim dos benefícios e estímulos concedidos desde o início da década passada. O prazo previsto em lei se encerra no primeiro dia de janeiro de 2013. Os agentes econômicos retardam suas decisões à espera de uma solução para o impasse e, com isso, imobilizam a economia norte-americana à medida em que o novo ano se aproxima.
Cortes fiscais automáticos e o consequente aumento dos impostos poderiam lançar o país em mais um período de recessão. Portanto, a queda no índice de confiança reflete as expectativas pessimistas que estão dando o novo contorno das previsões para 2013. Nada seria pior, nesse momento, para os Estados Unidos e para o resto do mundo. O legislativo teria que oferecer rapidamente uma alternativa para prorrogação desse prazo de extinção dos favores fiscais concedidos à economia norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário