Banner

Translate

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Inflação e crescimento

Na economia, tudo dentro do previsto
O choque dos preços agrícolas e suas repercussões no sistema econômico chegaram ao fim. De agora para frente, começam os ajustes deflacionários, que devem se estender até meados de dezembro. As commodities agrícolas se acomodaram depois das avaliações finais de estoques e das previsões das novas safras. Milho e soja deram tréguas à inflação e, nesse momento, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) desacelerou para 0,35%, na segunda quadrissemana de novembro. Na quadrissemana imediatamente anterior, encerrada em 7 de novembro, a alta dos preços, medida pelo  indicador da FGV, foi de 0,43%.
Por outro lado, e no mesmo sentido, a projeção de crescimento do PIB, pelo Boletim Focus dessa semana, registra queda para  2012 e 2013 cai. O crescimento do PIB em 2012 caiu para 1,52%, após cinco semanas de manutenção em 1,54%. A expectativa do mercado para o crescimento em 2013 também diminuiu, de 4% para 3,96%.
Passado o choque dos preços, quem ditará o comportamento da inflação será o ritmo da demanda interna e do o crescimento brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário