Banner

Translate

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Tudo ao contrário do Brasil.


A reforma econômica da China tornou-se inevitável
O PIB chinês de 2013 mostra que o país ainda trabalha dentro da estrutura de pensamento anterior às recentes propostas de mudança. Significa dizer que o grau de rigidez desse modelo está tão consolidado e inoperante que a mudança passou a ser inevitável. As reformas institucionais e as transformações na estrutura econômica tornaram-se mais que urgentes.  A contribuição do investimento para o crescimento econômico em 2013 subiu para o nível mais alto nos últimos anos, pressupondo que o investimento é a melhor receita para estimular a economia. Abaixo, relação capital-produto (ICOR), produzida CIEC BRAZIL, ilustra o crescimento econômico do país.
- Na década de 90, o investimento de capital acelerou, mas crescimento econômico declinou, embora com os aumentos contínuos de ICOR .
- Em 1998, a reforma estrutural das instituições do governo melhora a eficiência.
- De 2001-2002 , um novo ciclo econômico começa e o desempenho da volta a crescer. Embora o investimento de capital tenha sido grande, aceleração do crescimento econômico leva a uma queda na ICOR . A eficiência aumenta.
- Em 2008, o Governo apresenta o pacote de estímulo de 4 trilhões, em moeda local, para combater os efeitos da crise financeira global. Isto conduz a um enorme investimento de capital, resultando na diminuição contínua da eficiência. 

Se o pacote de estímulo de 4 trilhões não tivesse sido lançado , talvez a economia chinesa pudesse retomar seu ciclo econômico 2.001-2.002, construindo seu próprio mecanismo de recuperação e de autoajuste, em substituição ao modelo de crescimento liderado pelo investimento. Hoje a mudança dos motores de crescimento da economia chinesa se ​​torna inevitável. Problema de igual natureza, mas de direção inversa, assola o Brasil. O crescimento nacional precisa abandonar o consumo interno, como seu principal motor, e induzir um novo ciclo de investimentos, com ganhos de eficiência. A China, ao contrário, deverá reduzir seus investimentos e estimular o consumo interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário