Banner

Translate

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Cinco anos de Código Florestal

O Código Florestal: uma iniciativa indispensável
O Código é uma das melhores iniciativas para reconciliar a expansão da agropecuária, e de sua produtividade, com a conservação ambiental. Nele, foram criadas alternativas de revegetação, restauração e compensação, de modo a tender todas as expectativas dos agropecuaristas e permitindo a regularização por meio de Programas de Regularização Ambiental. 
O CAR (cadastro Ambiental Rural) será a grande métrica para aferir os avanços de toda essa iniciativa e espera-se que, a partir de 2018 todos os produtores tenham sua propriedade absolutamente diagnosticada em seus usos e vocações, estimulando os ajustes requeridos pelas boas práticas do setor.
O CAR aponta a existência de um déficit de vegetações nativas de 166 milhões de hectares. Mostra também um passivo de 5,8 milhões de hectares de Áreas de Preservação Permanente e outros 14,9 milhões de hectares  em Reserva Legal.
Os impactos desses ajuste não serão desprezíveis. As cadeias agropecuárias terão de  buscar fundos para isso. Precisaram buscar formas de monetizar as áreas destinadas a propósitos ambientais. A sociedade como um todo, envolvendo nisso todas as nações, deverá entender o importante papel que que terão no fornecimento do funding exigido pela implantação e sustentação de operação dessa magnitude. Afinal, a sociedade é uma das maiores beneficiárias dessa política ambiental. Por outro lado, os conglomerados urbanos abrigam as maiores fontes poluidoras do planeta. Deles esperam-se medidas mais severas de preservação e de recuperação, que venham a se somar aos esforços que o campo deverá fazer nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário