Banner

Translate

sábado, 10 de março de 2012

Descabimento tecnológico

Nos Estados Unidos, funcionários ignoram as políticas de segurança de suas instituições. Será?
A pesquisa, sob encomenda de clientes privados, foi realizada pela Harris Interactive, nos Estados Unidos, via internet, no início desse ano. Foram 2.541 respondentes. Deles, 1.391 trabalham em período integral ou meio-período.
Os resultados assustam:
1)  54% dos entrevistados declaram nem sempre seguir as políticas de segurança de TI das suas empresas
2)  33% deles sequer conhecem essas políticas
3)  21% colocam em risco a segurança dos números de cartões de crédito dos clientes, relatórios financeiros e documentos fiscais e de RH.
4)  51%, afirma que copiou, digitalizou ou imprimiu informações confidenciais no trabalho.
5)  13% dos funcionários dizem precisar, no local de trabalho, de uma senha ou um código de acesso para liberar essas ações.
6)  54% entendem que os computadores representam a maior ameaça à segurança da rede das suas empresas, em comparação com outros dispositivos de TI.
7)   39% dizem que se preocupam pelo menos às vezes com a preservação da segurança de informações confidenciais.
8)   86% se preocupam pelo menos um pouco com informações pessoais.
9)  77%, com dados dos clientes.
10)              77%, com informações dos funcionários.
11)              70%, com as informações confidenciais da empresa.
 A ser verdade, estamos diante do caos. Entretanto, quero questionar essa pesquisa. Estudos feitos por meio da internet apresentam sempre resultados controversos e sua qualidade, à luz da metodologia científica, sempre aparece comprometida: a amostra não é aleatória, os controles sobre as respostas não são possíveis, não se tem certeza sobre quem está do outro lado respondendo. Esses cuidados não são mais valorizados pelos compradores de pesquisa. O custo é variável determinante da decisão de compra.
Agora imagine se o comprador dessas informações resolver pelo desenvolvimento de um produto ou serviço com base nesses resultados. Produtos novos apresentam, tradicionalmente na prática de marketing, baixos índices de sucesso. Pelas mais variadas razões, os lançamentos de produtos costumam fracassar. O marketing desenvolve, para minimizar esse problema, um rico instrumental de pesquisas e de metodologias de desenvolvimento de produtos para que a taxa de sucesso seja cada vez maior. Até os softwares de gestão de conhecimentos são utilizados para isso.
Fico aqui pensando na loucura desses contratantes de pesquisa. O que já é difícil vai ficar ainda mais complicado. Afinal, sem informações, erra-se muito, mas, com informações erradas, erra-se muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário