Banner

Translate

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Revisões

O otimismo com a economia mundial
está menor
O Fundo Monetário Internacional divulgou seu ultimo Outlook, conhecido por Panorama Econômico Mundial. Com esse documento foram divulgados o Relatório de Estabilidade Financeira e o Monitor Fiscal (www.imf.org).
O Outlook procedeu à revisão do crescimento mundial para baixo. De 3,5% veio para 3,3%. E tudo acaba atribuído às menores expectativas da recuperação dos Estados Unidos e do crescimento norte-americano.
Em termos do grau de desenvolvimento das economias mundiais, o FMI reduziu suas projeções de crescimento para o os países desenvolvidos 1,3% para 1,2% e para os países em desenvolvimento o recuo foi de 5,3% para 5,0%.
Mau na foto mesmo está o Brasil. O crescimento previsto para esse ano era de 3,5% e foi reduzido para 3,0%. Parece mesmo que o mundo já entendeu que as concessões prometidas pelo Governo Federal não sairão a tempo de produzirem efeitos no crescimento econômico de 2013. Falta agilidade para encaminhar soluções e entender os problemas dos postulantes a concessionários.
Curiosa a projeção para economia japonesa de crescimento de 0,4%. Francamente, pessoalmente esperava um número um pouco maior, coisa como 0,7% seria de se esperar após a drástica flexibilização monetária anunciada dias atrás.
A percepção das condições monetárias e financeiras do sistema mundial mostrou evolução significativa, apontando para a redução dos riscos de crédito, dos referentes a problemas macroeconômicos e dos desempenhos dos mercados emergentes. É verdade que o clima institucional do mundo evoluiu rapidamente nos Estados Unidos e, principalmente, na Europa.
 
Também é verdade que o relaxamento monetário na terceira maior economia mundial, o Japão, criou uma nova vertente de recuperação econômica e a Europa, embora lenta, encaminha solução para cada problema surgido dentro das chamadas Instituições Europeias, sem rupturas ou abalo de sua determinação de manter-se unificada. O Euro continua intacto, depois de tantas ameaças

Nenhum comentário:

Postar um comentário