Banner

Translate

sábado, 13 de abril de 2013

A semana acabou. A inflação, não.

Ministro Mantega parece preparar
o campo para a alta da Selic
Depois do anúncio do IGP-DI de março ter subido 0,31% e do IPCA do mesmo mês ter alcançado os 0,47%, acumulando 5,59 nos últimos 12 meses, o governo parece ter acordado. As declarações do presidente do Bacen subiram de tom.
De fato, o limite superior da meta para inflação foi rompido. O ministro da Fazenda saiu preparando o campo. Com todo o cuidado, pois esse campo está minado por vários artefatos de natureza política.
Argumentou sobre o contágio dos preços, tardiamente. Depois afirmou que “expectativas se resolvem com juros”. Parece que o ministro aprendeu.
Os índices de difusão cresceram mês a mês, salvo março, onde se constatou leve recuo. O minério de ferro apresentou alta de 0,47%, enquanto as commodities agrícolas deram trégua. O governo quer imaginar que a trégua seja uma tendência. Não é!
A produção industrial e as vendas do varejo sofreram recuos. Acendeu o sinal vermelho de estaglação. O IBC-BR, negativo em -0,5, de fevereiro para março, confirma o alerta. Agora a projeção do 1º trimestre foi para 0,9%, em relação a igual período do ano anterior.
 
Ficou difícil. Não há mais porque admitir inflação tão alta, se o crescimento não responde a nada. Os ganhos vindos de reajustes excessivos já estão sendo corroídos pela alta dos preços. O povo sente no bolso, a imprensa não perdoa e o Bacen promete movimentar-se.
Um bom recado para controlar as expectativas dos agentes econômicos seria elevar essa Selic para 8%, nessa próxima semana. Na próxima reunião, o Copom deveria pensar em subir o centro da meta em 0,5 ponto percentual e reduzir os limites superiores e inferiores em1 ponto.
Coragem Copom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário