Banner

Translate

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Revendo fatos anteriores

O que há de bom e de ruim na
economia da semana anterior
Na Zona do Euro, embora o mercado de trabalho tenha um desempenho desanimador, o PMI envolvendo a indústria e os serviços veio estável. Não se degradou e também não cresceu. O mercado esperava desempenho pior. A estabilidade não é um resultado ruim. Também não é bom.
O PIB dos Estados Unidos, anualizado, do 1º trimestre de 2013, veio com crescimento de 2,5%. O resultado foi considerado baixo e decepcionou os mercados financeiros em torno do mundo. A recuperação é lenta. As expectativas crescem mais rapidamente rápido e descolam da boa lógica.
O consumo das famílias no USA, por outro lado, apresentou um desempenho interessante. Cresceu no primeiro trimestre do ano 3,2%. O consumo do governo, entretanto, foi 4,1% inferior ao trimestre anterior. Essa redução do gasto do governo tem a ver com a atuação do Senado sobre o orçamento norte-americano. Esse talvez tenha sido o fator determinante de o PIB ter crescido aquém daquilo que os agentes econômicos desejavam.
A China, que anda aplicando “peças” aos investidores internacionais, anunciando reduções de seu crescimento, surpreendeu. Exibiu seu indicador PMI Industrial em crescimento. O indicador subiu de 50,5 pontos para 51,6 pontos. Isso significa que o país vive um momento de expansão de sua produção industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário