Banner

Translate

terça-feira, 16 de abril de 2013

Susto geral

Dias agitados também na economia
O atentado em Boston preocupou a todos, embora sua origem não seja conhecida. Por si só, esse fato já semeia temor nas esferas decisórias do capitalismo atual.
Não bastasse isso, chegaram notícias sobre o crescimento mais fraco na China, como se isso fosse um fato novo. Já se sabe que o pouso suave tem sido conduzido por meio de uma opção pela austeridade e, em princípio, isso não deveria surpreender ninguém. O mercado internacional das commodities reagiu de imediato. Os preços dos metais, inclusive o do ouro, vieram abaixo. Os preços das matérias primas agrícolas também acusaram o golpe e as bolsas de mercadorias caíram em todo o mundo.
O Empire Manufacturing, índice do nível da atividade econômica de NY, também apresentou recuo. Veio para 3,05 pontos em abril. A confiança dos construtores norte-americanos igualmente apresentou o terceiro recuo consecutivo.
Especificamente, no caso da Ásia, talvez pudéssemos fazer dela melhor juízo. Um olhar para as novas medidas econômicas japonesas deveria trazer maior otimismo ao mercado. Afinal, a receita adotada para a política monetária do Japão pode até ter sido um pouco exagerada, mas sua direção parece muito correta. É de se esperar por crescimentos mais fortes na região. A China, por exemplo, mostra que sua a produção industrial cresceu 8,9% em março, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior. Portanto, é de se esperar que o PIB chinês venha a alcançar, no final de 2013, algo um pouco maior que 8,0%, contrariando a onda de pessimismo que tomou conta no mercado nesses últimos momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário