Banner

Translate

domingo, 14 de abril de 2013

No Brasil

Expectativas sobre a Selic
Nessa semana, o Copom terá mais uma vez a palavra para falar sobre a Selic. Deve decidir por um eventual aumento na taxa Selic. A decisão politicamente pode ser desgastante. Economicamente pode ser fatal. Tudo gira em torno da inflação, do crescimento e do nível de emprego.
Só para lembrar: o indicador IBC-Br de atividade econômica mensal do Banco Central mostrou queda de -0,52% no mês de fevereiro em relação a janeiro. Esse resultado não é mau e cria a expectativa para que o crescimento do primeiro trimestre desse ano possa estar rondando os 1%, abrindo espaço para alguma alta da taxa Selic. Deus é mesmo brasileiro.
O dólar encerrou em queda nessa sexta-feira, dia 12/4. É a sétima sessão consecutiva. Uma eventual alta da Selic poderia aguçar o interesse dos capitais estrangeiros pela economia brasileira. As sétimas últimas cotações do dólar anteciparam esse possível aumento no influxo de capitais. A moeda norte-americana caiu -0,23 por cento, cotada a 1,9685 real, na venda.
No acumulado da semana, o dólar registrou queda de -0,98%. Em 2013, a moeda norte-americana já acumula perda de -3,88%, em relação ao real.
O Ibovespa fechou  a ssemana com queda de -0,79%, aos 54.962 pontos, acumulando queda de -9,83% nesse ano. O volume financeiro negociado foi de R$7,3 bilhões.
Essas tendências do mercado de capitais podem sofrer rápida reversão, se a decisão sobre a taxa Selic for por uma alta mais acentuada do juros básico de nossa economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário