Banner

Translate

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Refresco importante

A inflação vai dar um refresco
por breve período de tempo
Não se pode admitir a inflação como um problema já superado. Ao contrário, os atuais índices foram muito favorecidos pela suspensão dos reajustes na área de transportes e pelo arrefecimento dos preços dos produtos agrícolas. Isso é apenas temporário.
Por outro lado, é hora de acelerar o crescimento brasileiro e ficar de olho no crescimento global. Boa parte da expansão da renda das famílias já foi erodida pela inflação, o consumo acusou esse golpe. Para piorar, a redução no ritmo de crescimento do crédito também derrubou a demanda.
Portanto, a vertente mais promissora para alcançar níveis mais altos de atividade econômica é a do investimento. A mesma vertente sobre a qual o Banco Central colocou tantas dúvidas, na última Ata do Copom.
Há dois números importantes para acompanharmos: o do Caged, que fala sobre o mercado de trabalho, e o relativo aos investimentos externos diretos, que mostra a disposição atual das multinacionais aportarem recursos em nossa indolente economia. Pessoalmente, não espero por números que possam dar ânimo aos mercados aqui no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário