Banner

Translate

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Zona do Euro

O pior ficou para trás?
Na zona do euro, o crescimento da inflação foi o fato mais relevante da semana econômica que se encerra hoje. Já há quem especule sobre o eventual aumento futuro da demanda. Pessoalmente, acho essa avaliação muito precoce.
As exportações tiveram quedas nos principais países da região e o índice de sentimento econômico na Alemanha apresentou-se em ligeira retração. Definitivamente não foi a melhor semana para a Europa.
Alguns analistas, entretanto, entendem que sinais mais evidentes de recuperação podem estar aparecendo no horizonte de curto e médio prazos. Para essa semana são esperados alguns dados mais positivos sobre o desempenho do setor industrial europeu. Também se comenta sobre a possibilidade de melhoria nos índices de confiança entre os empresários franceses e alemães. Complementarmente, espera-se pelo índice de confiança do consumidor europeu. Nessse caso, imagina-se que o consumidor possa estar recuperando parte de seu otimismo.
Da Espanha, pode vir a surpresa mais positiva. Especula-se sobre um eventual crescimento da oferta do crédito e sobre a possível redução do desemprego. Oxalá assim seja. Tudo parece-me mais profecias que previsões, mas que se realizem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário