Banner

Translate

domingo, 1 de janeiro de 2012

Começando pelo começo

É preciso visitar o passado recente para entender 2012
Ao iniciar seu o governo, a presidente Dilma deparou-se com uma realidade bastante restritiva: crise internacional ainda em aprofundamento, correções e ajustes fiscais severos e urgentes, infraestrutura deteriorada, carga tributária elevada, taxas de juros mais altos do mundo, mão de obra desqualificada, sistema de ensino e saúde públicos arrasados, baixa produtividade, inovação tecnológica em letargia, nível de poupança modesto, pressões inflacionárias e competitividade industrial comprometida.
O ano de 2012 desenha condições ainda difíceis para um novo ciclo de crescimento, embora alguns graves problemas tenham tido suas soluções encaminhadas. A inflação, por exemplo, retomou a trajetória para o centro da meta, os ajustes fiscais foram feitos, conquanto remanesçam ainda problemas estruturais no custeio do governo central, e as taxas de juros já cederam consideravelmente.
Os próximos desafios não são pequenos e limitam as aspirações de um crescimento acelerado. Contar com crescimento em torno dos 3,0%, desde que se sustente também algum crescimento no mercado de trabalho, dará tempo para realizar novos progressos nas áreas econômica e social. É preciso deslocar o eixo do consumo para acelerar a formação da poupança e a ampliação dos níveis de investimentos públicos e privados, ao contrário do que se fez em 2011. Investimentos devem ter o sentido do aperfeiçoamento da competitividade, por meio de ganhos provindos do avanço da infraestrutura, da política de inovação e dos ganhos de competitividade.
É de se esperar pela recondução das políticas públicas nesse ano novo. Otimismo permeia as expectativas e que, se depender de nós, hão de se concretizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário