Banner

Translate

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Probabilidade de desintegração da Zona do Euro

Ingleses já decretam o fim
da Zona do Euro
Mais que uma previsão parece um desejo.  O Centre for Economics and Business Research, de Londres, anuncia que a probabilidade de uma desintegração da Zona Euro nos próximos dez anos é de 99%. A previsão vai adiante: em 2012, pelo menos um país deixará a Zona do Euro. Isso parece dizer que a desintegração começa agora.
Claro que seria necessário conhecermos os cálculos probabilísticos e suas hipóteses subjacentes para concordar ou discordar da afirmação. Em todos os casos onde não são conhecidos os aspectos metodológicos, as previsões viram vaticínios e se parecem com as alucinações fantasiosas dos videntes baianos.
De acordo com estas previsões, a economia do Reino Unido pode já estar em recessão. O PIB caiu, no último trimestre de 2011, e apresentará decréscimos, no primeiro trimestre desse novo ano.
É "muito provável" que a Grécia saia do Euro e que a Itália siga o mesmo caminho, diz ainda o comunicado da instituição inglesa.
Essa possibilidade também existe e é real, como também existe a possibilidade de a Zona do Euro vir a se desintegrar. Por outro lado, a Zona ainda conta com possibilidades em sentido contrário. Pode também transformar-se em um novo acordo regional. Pode até se robustecer. Tudo pode, mas nada com uma probabilidade tão alta ou mesmo muito baixa.
Convém que os ingleses, que se mantiveram excluídos da Zona do Euro, comecem a pensar na sua própria sobrevivência se a Zona se extinguir. Ou se consolidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário