Banner

Translate

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O mercado já sabia

Sem surpresas e sem pânicos
E assim, a agência de classificação de riscos passou o recibo para os mercados hoje.
O índice Bovespa em alta de 1,37%. É inútil afirmar que isso decorreu do exercício de opções. O índice bateu, em meio à decadência das notas da França da Itália, nos 59.956 pontos, com um giro no dia de R$8,8 bilhões. O dólar caiu para R$1,7850. Queda de 0,45%.
Na Europa, os mercados inicialmente voláteis, fecharam em alta.
O mico ficou na mão da agência, que chegou atrasada e não conseguiu gerar o pânico costumeiro. Como dissemos ontem, o mercado já sabia da situação dos países europeus e já havia precificado os riscos alardeados no final da semana passada. O resultado do leilão de bônus franceses, com yields menores, colocou uma língua de sogra no nariz da agência. Falta-lhe agora, o nariz avermelhar.
No Brasil, aumentam os sinais de retomada do crescimento: BC apontou expansão de 1,1% no IBC-Br (índice de atividade econômica), de novembro. A inflação medida pelo IPC-S da FGV veio consistente com o IPC calculado pela FIPE. Foi para 0,97%, sinalizando para uma nova pressão da demanda.
O Brasil parece voltar a crescer antes do esperado. No mundo, a Europa e suas dificuldades inspiram muitos cuidados, mas não pânico. Tem parecido necessário rever o papel das agências de avaliação de riscos. Talvez merecessem uma auditoria semestral, feita por uma cesta de universidades isentas e independentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário