Banner

Translate

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Onde os europeus vêem os maiores riscos

As maiores ameaças aos capitais, no consenso dos especialistas da Europa
Analistas reconhecem de forma unânime que a região estará submetida a dificuldades de natureza político-econômica de grandes proporções e que por isso 2012 deve ser um ano marcado por oscilações e incertezas no mercado financeiro.
Eleições na Grécia e na França, capacidade de financiamento de países como a Itália e a Espanha e o provável rebaixamento das notas de crédito na região darão causas a novas e grandes volatilidades.
Os títulos representativos das dívidas dos países europeus podem ser divididos em dois grupos: os rentáveis, aos quais se associam riscos muito elevados, e os não rentáveis, como os alemães e holandeses, cujos yields são sempre negativos quando comparados à inflação.
No mercado de ações, a volatilidade e o risco sugerem que o investidor se distancie dele. As empresas devem apresentar lucros muito baixos e os dividendos certamente estarão minguando. É bem verdade que nesse caso, os investidores, com expectativas construídas para o muito longo prazo, podem estar diante daquilo que os analistas chamam de “uma oportunidade histórica”.
Eurobônus também deve ser uma péssima opção. Crises do mercado de dívidas soberanas, associada à política monetária expansionista do Banco Central Europeu, provocarão uma contínua queda nesses papéis.
No mercado de commodities agrícolas, respeitados os grãos e o açúcar, os preços devem apresentar reduções acentuadas. Cacau, algodão, café, laranja e arroz estarão sujeitos a quedas maiores.
No mercado cambial, o euro estará em sucessivas desvalorizações em relação a outras moedas fortes, em função da continuidade da crise das dívidas soberanas, da política monetária expansionista e do baixo nível de atividade econômica. Por outro lado, a desvalorização cambial aumenta a competitividade dos produtos exportados, o que poderá se constituir em numa nova vertente a ser explorada pelos estrategistas da recuperação da região.
Sob todos os pontos de vistas em que se olhe para a região, o ambiente de negócios mostra-se sempre muito agressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário