Banner

Translate

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sinais de alerta

Alguns fatos antecipam dificuldades
Os principais jornais do país apontam para a queda da arrecadação. Enfatizam o déficit da previdência ultrapassando os 56 bilhões de reais e advertem sobre os problemas de longo prazo em que o  sistema previdenciário nacional está se metendo.
Mostram hoje, a corrida de empresas e bancos para garantir recursos a partir de captações no exterior, em um mercado financeiro internacional mais conservador, mais contraído e mais assustado. Apenas empresas com a qualidade e tradição de um Bradesco são capazes de proceder a captações com custos realmente baixos, assim como conseguiu dias atrás o Tesouro Nacional. Mas, esses casos não são tantos no Brasil. Bancos europeus e norte-americanos, tradicionalmente fornecedores de funding para o país, temem o que possa acontecer aos emergentes. O BNDES e o Banco do Brasil certamente terão que entrar em ação para socorrer pelo menos os setores menos competitivos, bem como as sofridas pequenas e médias empresas.
A isso tudo, soma-se a notícia de um desempenho industrial sofrível.  Ressuscitar um parque industrial, morto lentamente pelas práticas cambiais de sucessivos governos e pela ausência deliberada de uma política para o setor, não será tarefa resolvida por algumas medidas de natureza protecionista. O setor manufatureiro precisa, agora, de muito mais que isso e não se refará em menos de 10 anos. Ilusão dos que pensam em reversões rápidas, como respostas às decisões ministeriais, sempre precipitadas e nunca integradas a outras políticas como a tecnológica, a de educação e a de cultura.
Quanto à pessoa física, a Folha de São Paulo anuncia hoje a queda de 63%, em relação a 2010, no saldo da captação líquida desse ano.
O esforço do setor produtivo está em garantir seu caixa bastante líquido. As pessoas físicas e suas famílias promovem algum crescimento nacional por meio do aumento de seu consumo, do uso do crédito e da redução de sua poupança. A previdência, generosa, esqueceu-se de seu futuro tenebroso.
Os sinais estão emitidos. Bastaria entendê-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário