Banner

Translate

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dúvidas! Vale a pena alimentá-las.

Difícil acreditar emcrescimento
tão baixo
Depois de tamanha decepção com o crescimento do PIB, o Ibovespa apresentou alta surpreendente: 1,27%, fechando o pregão de ontem aos 58.202 pontos. Notícias sobre o nível de atividade econômica da China e da Europa trouxeram ânimos ao mercado. Entretanto, não se pode admitir que essas notícias, por si só, teriam força para impulsionar tanto nosso mercado, a ponto de contrariar a queda de Wall Street.
O dólar, por outro lado, fechou em queda de 0,38%, após as sucessiva intervenções do Banco Central. Ficou cotado a R$2,119.
O Índice de Confiança do Comércio, divulgado Fundação Getúlio Vargas, ontem, registra o primeiro resultado positivo.
O indicador trimestral subiu 1,4% no comparativo com o ano passado, após recuar no trimestre findo em outubro. O índice passou de 130,6 para 132,8 pontos, de outubro para novembro. O resultado de novembro mostra perspectiva de aceleração do ritmo de atividade do setor no quarto trimestre do ano.
Enquanto isso, o Índice de Preços ao Consumidor, de São Paulo, medido pela Fipe, fechou novembro com alta de 0,68%. Em outubro, o IPC havia registrado avanço de 0,80%. Portanto, não existe deflação alguma no horizonte de curto, médio ou longo prazo.
Francamente, não consigo ver um PIB tão pequeno no terceiro trimestre. A medida é oficial e não cabe contestá-la, mas ela não está coerente com os dados mais gerais da economia. Contraria, por exemplo, o indicador antecedente do Bacen para o PIB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário