Banner

Translate

sábado, 1 de dezembro de 2012

Nem tudo está perdido

 A derrota foi comemorada.
Teve sabor de vingança.
Não há razões para pessimismo. Afinal, a economia tem mostrado várias vertentes pelas quais a aceleração de seu ritmo possa se dar. A demanda das famílias está em crescimento, o crédito tem se mostrado ativo nos últimos tempos, sobretudo quando falamos das modalidades de créditos ao consumo.
Por outro lado, o setor imobiliário também continua ativo e o agronegócio ostenta sua já costumeira vitalidade. É bom lembrar que a indústria apresentou uma razoável recuperação, saindo de um território negativo, alcançando um crescimento de 1,1 %. O fiasco esteve associado ao setor de serviços.
Do lado externo, os Estados Unidos suscitam novas esperanças com o crescimento revisto de seu PIB e com indicadores recentes muito estimulantes. Também já se sabe que as China está em pouso apenas suave e que não provocará maiores estragos, além daqueles a que já deu causa.
Pessoalmente não espero por um último trimestre tão decepcionante e mantenho as previsões de crescimento em 1,5% para 2012 e, de 3,0%, para 2013.
Trata-se de mais uma herança maldita, cuja partilha tem custos elevados para seus herdeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário