Banner

Translate

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Zona do Euro melhora condições institucionais

O Gigantesco esforço político para
manutenção da unificação europeia
O Banco Central Europeu supervisionará as instituições financeiras e, como consequência, com isso a tendência será a de endurecer a normatização para o funcionamento do sistema.
O melhor impacto da decisão é que agora fica mais fácil e menos arriscado emprestar aos bancos da região. A medida dará também maior fluidez ao mercado interbancário, garantindo as posições diárias cobertas, a custos menores.
A partir de agora as questões fiscais devem passar por evoluções mais rápidas. Dois temas incomodam o mundo: o tratamento que será atribuído às dívidas nacionais e à implantação de políticas fiscais, cujos orçamentos possam trazer crescimento e austeridade, simultaneamente.
Reconheço que esses temas são mais afeitos aos equilibristas que aos economistas, mas o fato é que a realidade social impõe o crescimento dos mercados de trabalhos e isso requer algum crescimento.
A solução não é óbvia. Os caminhos parecem contraditórios, mas vejam que o PMI da região, no mês de dezembro, apresentou melhora, embora ainda seja indicativo de retração.
O avanço tem, por enquanto, apenas caráter institucional. O resto virá depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário