Banner

Translate

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Todos erraram feio

As previsões falharam no caso
da BM&FBovespa
Os sonhos de alto desempenho para bolsa, no ano de 2012, acabaram-se nesse último pregão. O Ibovespa subiu 0,28%, fechando aos 60.585 pontos. Francamente, não foi um resultado ruim para uma ano tão cheio de problemas. As previsões é que foram muito ambiciosas.
Tudo conspirou contra. Desde o início do ano, com a ausência dos capitais estrangeiros, crise nos Estados Unidos, na Europa, queda do crescimento chinês e o intervencionismo estabanado do governo brasileiro na economia brasileira.
Nem mesmo o campeonato mundial ganho pelo Coringão trouxe ânimo aos investidores que se mostram muito preocupados, desde o início do mês, com “fiscal Cliff”, o abismo fiscal dos Estados Unidos.
Na contramão de tanto pessimismo, o PMI da região de Chicago, mostrou a atividade industrial em alta, atingindo os 51,6 pontos, melhor nível desde agosto. Além disso, o indicador de vendas dos imóveis pendentes (casas existentes) veio em alta de 1,7%, no mês de novembro, acima das previsões dos especialistas da área imobiliária.
Convém lembrar, por final, que a bolsa poderia ter apresentado um desempenho melhor, não fosse o fato de o prazo para os políticos chegarem a um acordo sobre o abismo fiscal norte-americano encerrar-se em 31 desse mês.
Caso o acordo não seja alcançado, o país terá que implementar um conjunto de medidas, de natureza recessiva, que ampliará fortemente os imposto para o cidadão norte-americano e levará a um corte desmedido do dispêndio público. A consequência esperada é uma recessão sem precedentes da economia do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário