Banner

Translate

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Perspectivas para o milho e a soja

As decisões na agricultura
são sempre tormentosas
As estimas para a produção de soja brasileira estão dentro de um intervalo de 83,0 a 86,0 milhões de toneladas para a safra 2013/2014. Nos Estados Unidos, as estimativas já falam em algo como 88,6 milhões de toneladas produzidas, nesse mesmo período. O mercado internacional para soja dependerá muito do comportamento de compra da China. Nesse instante, os chineses aproveitam-se dos preços mais reduzidos para recompor seu estoques e ampliar suas reservas para 2014. Por outro lado, a economia chinesa já desfruta da estabilização econômica alcançada e isso pode dar certo fôlego aos preços da soja.
Nos Estados Unidos, a produção do milho, segundo a mais recente estimativa do Departamento de Agricultura, será 349,6 milhões de toneladas, quatro vezes maior que a produção brasileira.
Não é para menos, o milho é a principal cultura norte-americana e deve dar conta da produção de boa parte dos combustíveis para a frota de veículos do país, com consequências diretas e significativas sobre os preços e as quantidades do etanol a ser exportado pelo Brasil, no próximo ano.
Quanto aos preços do milho para o próximo ano, as perspectivas são de deterioração no mercado doméstico. No mercado internacional, a queda dos preços já é fenômeno conhecido, apresentando hoje um preço de mais de 40% inferior àquele alcançado em relação aos picos do ano passado.
Estamos nos últimos momentos da decisão sobre o que vamos plantar. Pessoalmente, faria a opção por algum outro cultivar, cujo mercado externo pudesse absorver a produção. Minha opção privilegia a alta do dólar frente ao real, que poderá corrigir eventuais quedas futuras dos preços no mercado internacional. Como grande parte dos insumos envolvem importações intensivas, seus custos foram assumidos em dólar e vão sendo corrigidos e apreçados em moeda estrangeira. Ao vender sua produção em dólares, o produtor receberá os reais correspondentes já corrigidos pela cotação do dia e isso fornecerá uma importante proteção ao seu faturamento e ao seu lucro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário