Banner

Translate

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Japão corre "por fora"

A Ásia desenha seus planos (1).
O Banco Central japonês manteve o programa de aquisição de ativos e deu continuidade a sua política de juros anuais entre 0% e 0,1%. Sinalizou para o mercado sua disposição de realmente duplicar a base monetária, pondo fim ao longo período deflacionário vivido pelo país. A intenção é a de alcançar uma inflação anual na casa dos 2,0%.
Embora excessivamente agressiva e no melhor estilo nipônico, essa política econômica, cunhada com o estranho nome de ”Abnomics“, já conseguiu alguns resultados interessantes como um crescimento de 4,1% no primeiro trimestre desse ano e de 3,0%, no segundo. Os preços fizeram um movimento ligeiramente ascendente.
Naturalmente, isso só não bastara. A situação exigirá do Governo um esforço fiscal sem precedentes. Até agora, o endividamento público representa inaceitáveis 240% do PIB. O saneamento das contas públicas passa, como se sabe, pela redução dos gastos e obrigará a aumentos de impostos, provavelmente sobre o consumo. Essas medidas invariavelmente resultam em novos ciclos de desaquecimento econômico. E é nesse pontoí que, para a parte dos analistas, a equação não fecha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário