Banner

Translate

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Interiorizando o baixo crescimento

A balança comercial passa a ser crítica para as regiões produtoras de commodities 
A balança comercial de julho assustou a todos. O déficit foi de US$ 1,9 bilhão, acumulando, de janeiro a julho, nada menos de US$ 5 bilhões de déficit comercial.
A perda de preços das commodities agrícolas mostrou-se funesta para o atual quadro exportador nacional. O processo de desindustrialização tornou-nos muito vulneráveis nas questões do comércio exterior. A dependência a produtos agrícolas, ou aos de mineração e da siderurgia mostra a alta concentração da pauta exportadora em produtos básicos, de baixo valor agregado. Nesse quadro, também se inclui as exportações de petróleo, cujas perspectivas de preços e quantidade vêm sendo ameaçadas pelo xisto e outros substitutos de maior eficiência ambiental. Por fim, a baixa competitividade nacional tem elevado as importações de partes, peças, componentes, insumos, materiais secundários e produtos.
Os Manufaturados apresentaram-se em queda de 4,4% nesse ano.Os semi-manufaturados, por seu lado, reduziram suas exportações em 6.7%, no mesmo período.
Esses resultados negativos vão contribuir para a redução da oferta no mercado de trabalho em regiões do país onde o consumo decorre do aumento da renda do homem. O baixo crescimento começa a ser interiorizado agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário