Banner

Translate

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Indicadores mais recentes da economia brasileira

Economia é a ciência das expectativas?
Alguns indicadores da economia nacional têm impactado negativamente as expectativas sobre o nível da atividade do terceiro trimestre do ano. Os índices de confiança de empresários e consumidores caíram abaixo dos 100 pontos. Como se sabe, os 100 pontos são considerados uma espécie de divisor de águas. Quando o índice está acima desse 100 pontos, entende-se que o empresário está otimista com a economia e com seu ambiente de negócios. Mas, quando o índice está abaixo desse limite, entende-se que o empresário passou a ser pessimista em relação a esses elementos. O mesmo se dá com o consumidor que está disposto a gastar mais, sempre que o índice superar a barreira dos 100 pontos e, no sentido contrário, o consumidor assumirá uma atitude defensiva em relação às compras e aos gastos, caso o índice venha abaixo desses 100 pontos. No mês de junho, ambos os indicadores vieram abaixo dos 100 pontos.
Não bastasse esse primeiro sinal, o IBC-BR de junho registrou um aumento de 1,13% em relação ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais. O resultado foi frustrante. O mercado esperava mais. E, uma vez que o indicador é uma proxy mensal para o PIB, ele permite fazer uma previsão otimista para o PIB do 2 trimestre, refletindo a expansão da atividade industrial e uma razoável acomodação das vendas no varejo.
Entretanto, a desaceleração do varejo pode estar embutindo um menor ritmo de atividade econômica para o terceiro trimestre. Nesse caso, as expectativas de empresários e consumidores podem impedir um movimento de recuperação de nossa economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário