Banner

Translate

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Fim da recessão na Zona do Euro

Um novo consenso sobre a Europa
começa a se firmar
A produção industrial da região apresentou alta 1,1%, no segundo trimestre do ano, em relação ao trimestre anterior. Trata-se da maior alta trimestral desde 2010.
Chegam agora notícias sobre o aumento do PIB, depois de seis trimestres seguidos de recessão. Como de hábito, esses resultados são sempre “puxados” pela Alemanha, com crescimento de 0,7% e pela França, com 0,5%.
Não se pode falar ainda que a Europa vai superar rapidamente seus problemas. Ao contrário, não há sinais disso no curto ou médio prazo. Mas é empolgante ver Portugal romper com seis meses de forte retração em sua economia. Seu crescimento foi de 1,1% nesse segundo trimestre. Na Itália e na Espanha os resultados referentes ao crescimento dos PIB’s ainda são negativos, mas, francamente, são resultados muito animadores, pois já se aproximam do território dos números positivos: Itália -0,2% e Espanha -0,1%.
Pensando na recuperação norte-americana, no plano econômico japonês, na estabilização da China, e agora no fim da recessão na Europa, dá para concluir que o mundo definitivamente vai melhorando aos poucos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário