Banner

Translate

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Um para lá, dois pra cá.

Alguns acreditam em jogo de soma zero
Há efeitos positivos na valorização do dólar para os exportadores. Na contra mão, aparecem efeitos negativos para os importadores. Mesmo os exportadores precisarão importar para produzir e terão seus ganhos cambiais reduzidos. É o caso das fiações e das tecelagens que ganham competitividade em seus preços, mas que precisam urgentemente modernizar seus parques produtivos por meio das novas importações. E, como não existe alternativas para os custos, o jeito será repassar esses aumentos ao consumidor.
Mas, alguns analistas estão acreditando que o aumento dos juros sobre crédito, investimento e consumo faria uma espécie de contraponto a essa tendência, evitando a alta dos preços.
Até pode ser que isso aconteça e que os preços fiquem estáveis. Entretanto, como ficaria o crescimento, nessa hipótese? Tenho medo de pensar em mais um trimestre com crescimento anêmico, com desemprego em alta e pressões inflacionárias renovadas.
A solução seria combater a inflação pela redução do custeio da máquina pública, substituindo essa gastança por investimentos na infraestrutura. Isso impulsionaria o crescimento e o emprego e reduziria as pressões inflacionárias sobre o sistema econômico nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário