Banner

Translate

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Desocupação Reduz Risco Inflacionário

O esfriamento do mercado de trabalho deverá reduzir a pressão na inflação de serviços e, portanto, o risco inflacionário.
Texto de Roberto Padovani, economista chefe da Votorantim Corretora. roberto.padovani@votorantimcorretora.com.br
Desagregando o IPCA em preços administrados, preços de produtos comercializáveis e preços de bens não comercializáveis, é possível perceber que o risco inflacionário poderá continuar em queda ao longo dos próximos meses.
Com o fim do impacto de diversas medidas pontuais, a inflação de preços administrados pode mostrar normalização a partir de agora, mostrando tendência de alta em 2014. Não há, por um lado, espaço fiscal para novos subsídios. Mas, por outro, não há ambiente político para a recomposição de tarifas. Com isso, este grupo deverá continuar oscilando abaixo do centro da meta, não implicando riscos relevantes.
Já os preços de bens comercializáveis possuem natureza cíclica, oscilando ao redor do centro da meta. Estes preços são, tradicionalmente, influenciados pelo comportamento de variáveis como câmbio, preços de commodities e choques de oferta. Deste modo, mesmo que o câmbio seja uma fonte de pressão, os preços de commodities e a produção agrícola contribuem para que o movimento cíclico seja favorável, devolvendo a alta recente.
Os preços dos bens não comercializáveis, finalmente, espelham os ciclos econômicos locais. Ao longo dos últimos anos, a inflação deste grupo tem operado acima do centro da meta e, mais importante, com uma divergência persistente com relação à meta de inflação, influenciando fortemente o comportamento da inflação como um todo.
A origem deste movimento está associada, fundamentalmente, à euforia e aos excessos observados na economia no período de 2006-2010. Os ganhos de termos de troca, o choque favorável de confiança e os fortes estímulos de política levaram a economia a um crescimento excessivo, acima tanto do potencial quanto do PIB mundial. Como resultado, produziu-se excesso em diversos mercados, em particular no emprego. Além disso, a política de reajustes de salários mínimos também contribuiu para a expansão da renda. Como resultado, a demanda por serviços se elevou e aumentou o desafio para a ancoragem das expectativas.
Passada a euforia, no entanto, a correção vivida pela economia e os ajustes em curso no mercado de trabalho podem reduzir o risco inflacionário. A política monetária tende a reforçar este ajuste. Como resultado, tanto a redução no ritmo de crescimento da renda e do emprego quanto melhorias nas expectativas de inflação permitem recuo da inflação de não comercializáveis, revertendo uma tendência registrada nos últimos anos. Nossas projeções indicam relativa estabilidade neste ano e queda mais clara em 2014.
Considerando-se, portanto, a tendência dos principais grupos que compõe o IPCA, faz sentido que a tendência de queda na inflação observada neste mês tenha continuidade. Os preços agrícolas no curto prazo e o esfriamento do mercado de trabalho no médio prazo serão fatores decisivos para que a inflação alcance 5,7% neste ano e 5,5% em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário