Banner

Translate

quarta-feira, 16 de março de 2011

Agora foi a vez de Portugal

Moody's rebaixa a nota da solvência portuguesa
A nota da Moody's para Portugal vem de A1 Para A3, apesar do plano de austeridade anunciado pelo governo na semana passada. O fato é que o plano não convenceu.
 A avaliação refere-se a dívida soberana do país e marca o conjunto das incertezas e debilidades que o governo de Portugal não conseguiu afastar de sua economia.
A Moody’s acredita que Portugal terá grandes dificuldades em cumprir o programa econômico, mesmo que receba a prometida assistência do Fundo Europeu de Estabilização Financeira. No plano interno, Moody's destaca a fragilidade da demanda doméstica e os grandes problemas que o país terá que enfrentar nos próximos anos com o mercado de trabalho estagnado como está. Haveria necessidade de se proceder a reformas estruturais para alterar esse quadro do emprego, mas a agência não vê, no médio prazo, sinais de recuperação nos níveis de investimentos, capazes de produzir empregos ou de estimular o aumento de salários.
Embora as críticas feitas à agência pelas autoridades econômicas da União Europeia, a economia portuguesa apresenta um desempenho sofrível e já era momento de expressar a recente deterioração fiscal em uma nota mais baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário