Banner

Translate

sábado, 19 de março de 2011

O odioso imperialismo nas Américas

Bolívia perde oportunidade de processar seu gás
O governo brasileiro autorizou a instalação de duas planta de uréia na região centro-oeste, usando gás boliviano. Portanto, eventuais plantas que o governo da Bolívia viessem a ser montadas já não encontrariam mais espaços no mercado regional.
Essa iniciativa brasileira provocou reações contrárias no país vizinho e suscitou uma nova onda de sentimentos contra o imperialismo brasileiro. Tudo o que não precisava.
Falta sensibilidade para tratar um vizinho cujas fronteiras conosco são tão extensas. São 3.400 km que começam no Pantanal e vão Floresta Amazônica a dentro. Sua economia precisa de produtos de maior valor agregado e sua população precisa ver ampliada a criação de novos empregos.
 A Bolívia vive da exploração de seus limitados recursos naturais.
Hoje, o presidente dos Estados Unidos chega ao Brasil. Vamos mostrar a eles nossa revolta com o tratamento comercial que nos dispensam. Eles querem investir na área de petróleo para garantir o abastecimento de seu país. Precisamos evitar que nossos recursos naturais sejam transformados em riqueza norte-americana. Nossos recursos naturais não serão tratados como o pau-brasil.
Irônico, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário