Banner

Translate

quarta-feira, 30 de março de 2011

Da intervenção à propriedade

Irlanda poderá controlar todos
os bancos do país
Há ainda duas instituições financeiras que não estão sob controle majoritário do Estado Irlandês. Mas isso poderá mudar com a divulgação dos novos testes de stress. Os resultados dessa 3ª. Edição dos testes de robustez financeira, dirão se os bancos Bank of Ireland e o Irish Life vão ser nacionalizados ou não.
O Estado já possui 36% do capital votante do Bank of Ireland. A fragilidade de suas posições havia inspirado o regulador financeiro a pedir um aumento de capital de 1,4 mil milhões de euros. Especialistas acreditam que o Governo vai passar a deter 60% da instituição.
Em relação ao Irish Life, a autoridade regulatória obrigou o país a uma injeção de 243 milhões de euros, em novembro passado.
Dessa forma, a Irlanda teria que injetar no seu sistema financeiro nada menos que 27,5 bilhões de euros. Recursos esses que lhe seriam aportados por meio do fundo de 35 bilhões de euros, disponibilizados pela ajuda internacional que o país recebeu em novembro.

Outros 46,3 bilhões de euros já foram injetados no sistema financeiro irlandês nos últimos dois anos, levando o governo a uma posição dominante no controle acionário dos demais bancos locais: Aglo Irish Bank, Allied Irish Bank, EBS Building Society e ainda o Irish Natiowide Building Society.
Com esse novo socialismos financeiro, a Irlanda decreta a falência do capitalismo e de seus mecanismos de intermediação. Vai ser um teste de stress para a doutrina intervencionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário