Banner

Translate

terça-feira, 15 de março de 2011

Quebrando o termômetro?

Bruxelas resolveu regular as agências de riscos
Os ministros de Economia da Zona do Euro pedem a Comissão Europeia urgência nos estudos que objetivam regular as agências de classificação de riscos. As decisões de rebaixamento das notas em relação à Grécia e Espanha por terem sido tomadas poucos dias antes dos governos anunciarem seus planos de ajustes e de reformas provocou suspeitas entre os ministros europeus.
Na semana anterior a Moody's rebaixou as dívidas de Portugal e da Grécia, surpreendendo os ministros que haviam feitos pronunciamentos elogiosos às ações empreendidas pela Irlanda, Grécia e Portugal.
A supervisão das atividades das “Big 3” - Moody's, Standard & Poor's e Fitch-, continua sendo um problema não resolvido na União Europeia. O que mais incomoda, sem dúvida, é o regime oligopolístico dessas operações que induzem a suspeitas de manipulação de informações. 
As maiores críticas são patrocinadas por Paul Grawuwey, um acadêmico de destaque naquela região. Não se trata de uma voz isolada, de vez que autoridades econômicas de vários países já manifestaram, de forma recorrente, seus descontentamentos.
Essa história vai pegar fogo na Europa. A doença não se resolveu, mas o termômetro incomoda. Vou apresentar a recente história desse conflito em postagem sucessiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário