Banner

Translate

quinta-feira, 31 de março de 2011

Tarda mais não falha

Inflação vai a 2,6%, na Zona Euro
A alta dos preços no mês de fevereiro de 2,4% e os dados da Eurostat, para março, mostram que o Banco Central Europeu terá subi,r no curto prazo, a taxa de juros na região. Os dados da agência de estatística européia apontam, de forma ainda preliminar, uma alta de 2,6% nos preços de março.
Essas pressões sobre o sistema de preços têm sido atribuídas às altas das matérias primas, sejam alimentos, sejam as commodities agrícolas, ou petroquímicas ou, ainda, as commodities metálicas. O petróleo, em 2011, subiu nada menos que 15%.
A escassez de alimentos já é fato conhecido de todos. Petróleo e seus derivados obedecem às instabilidade políticas no Norte da África e no Oriente Médio. Essas instabilidades atingem o abastecimento europeu, quer pelos problemas de transporte, quer pela redução da produção. Quanto às commodities metálicas, de amplo uso industrial, suas altas atingem os custos de produção das empresas européias. Ouro e prata são, em si, um problema pontual, pois prestam-se à proteção de valor dos investimentos nos mercados financeiros. Os juros na Zona Euro terão que subir e rápido. Atualmente, estão em 1%, um mínimo histórico , fixado com o intuito de combater a estagnação naquela região, há 22 meses fixados no mínimo histórico de 1%.
Os acontecimentos recentes no Japão apontavam para uma desaceleração da economia do país, com amplos reflexos na economia mundial, retardando a decisão européia em relação alta dos juros, de forma a não comprometer a atividade econômica da região. Não dá mais para esperar. Nos próximos dias o juros subirão na europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário