Banner

Translate

terça-feira, 17 de abril de 2012

Crescimento e inflação

Contradições e efeitos adversos na economia
O IGP-10 mostrou aceleração dos preços em abril para 0,70%, sucedendo alta de 0,27% em março. O resultado não agradou aos  analistas e foi interpretado como uma aceleração inconveniente dos preços no período. Em 12 meses, o IGP-10 registra alta de 3,43%. A taxa acumulada no ano é de 1,09%.
O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou 0,76%, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,53% e, na construção civil, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou variação de 0,71%.
Vale observar que a inflação ainda não chegou mais forte ao bolso do consumidor. A inflação referente a ele, medida pelo IPC-S para a segunda quadrissemana de abril apresentou uma queda bastante discreta, ficando em 0,57%. Na tomada  anterior, a variação havia sido positiva em 0,58%.
É de se esperar pelos repasses de preços nas cadeias de produção e de distribuição ao consumidor final para os próximos períodos e isso ocorre exatamente no momento em que o Bacen vai decidir sobre a taxa básica de juros de nossa economia.
Observo também que o Boletim Focus dessa semana trouxe leve revisão para cima na inflação esperada em 2012, passando de 5,06% para 5,08%. A revisão foi muito discreta também, mas já indica que os entrevistados estão percebendo tendências altistas nos preços. Dentro dessa pesquisa, as previsões para o crescimento do PIB desse ano estão atracadas nos 3,20% e para o câmbio do final do ano as previsões indicam alta da taxa para R$ 1,80.
Em relação ao crescimento previsto para esse ano, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC- Br) mostrou retração de 0,23% em fevereiro, comparado a janeiro. O indicador que estava em 140,53 pontos, no mês de janeiro, veio para 140,20 pontos, em fevereiro. Fico imaginado que em março nada tenha mudado significativamente no nível de atividade do país. O mês de abril, que  já está do meio para o fim, também não parece que venha a trazer novidades expressivas. A quanto o país teria de crescer daqui até o final do ano para superar os 3,20 da pesquisa Focus ou os 3,5% que venho imaginando? Vai ser difícil ultrapassar os percentuais previstos, sem por em risco nosso sistema de preços.
O crescimento tem apresentado limites fortes. A inadimplência do consumidor brasileiro é apenas um deles. Nesse trimestre, registrou alta de 18,2%, conforme dados da Serasa. Em março, o indicador subiu 4,9% em relação a fevereiro. Resta saber se ainda assim devemos manter a política expansionista de crédito, forçando as taxas de juros para baixo. Melhor será encurtar o crédito e dar um tempo às famílias para negociarem seus atrasos com os agentes financeiros.
Reforçando o quadro de contração, o Caged anuncia que em março, foram criadas 111.746 vagas de trabalho formal no país. O dado está abaixo dos dados de  fevereiro. O trimestre encerrou com a criação de 381.241 postos de trabalho formal no país.
Conclusão: o mundo já não é o mesmo e o governo precisa tomar cuidado com as políticas de indução do crescimento nacional. Essa história começa a correr o risco de um fenômeno conhecido por estagflação. Seria muito cruel e poderia trazer um forte revés às melhores intenções desse governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário