Banner

Translate

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Desindustrialização norte-americana?

Indústria parada nos Estados Unidos também
No mês de março, a produção industrial manteve-se no mesmo nível de fevereiro, sem nenhum crescimento, enquanto a capacidade instalada apresentou uma utilização discretamente menor.
O parque industrial tem trabalhado apenas para suprir a demanda, e tentando manter o menor nível de estoques. Trata-se de comportamento extremamente defensivo, objetivando apenas a sobrevivência empresarial, enquanto a situação não melhora.
Os níveis de investimentos privados só alcançam alguma expressão em poucos setores onde as expectativas são geradas a partir do consumo internacional.
Os dados sugerem que o empresariado do país não espera por qualquer recuperação mais expressiva da demanda, no curto e médio prazos. Se os programas de revitalização da economia em algum momento produzirem efeitos, a demanda interna pode pressionar os preços fortemente, uma vez que o parque industrial encontra-se com baixos estoques e com a capacidade de produção e competitividade comprometida pela falta de investimentos.
Caberá, nesse instante, ao governo fazer a “sintonia fina”, sincronizando o ritmo a demanda e ao da expansão industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário